domingo, 31 de maio de 2009

NOSSA PATRONA

PROFESSORA AÍDA VIEIRA DE SOUZA A professora nasceu no município de São Gonçalo, no dia 27/10/1906. Formou-se em professora no ano de 1926, onde dedicou-se ao magistério em toda a sua trajetória.Em seu currículo destaca-se a fundação do Colégio Santa Terezinha e o Colégio Nossa Senhora das Dores. Foi fundadora do Núcleo de Assistência Social Religiosa no Bairro Boa Vista, hoje transformado em Templo Católico. Também militou na Legião Brasileira de Assistência (LBA), como visitadora social durante o período da 2ª Guerra Mundial.Exerceu durante sua vida profissional, diversos cargos de destaque e foi homenageada inúmeras vezes pelo seu importante e inquestionável papel no campo da Educação.Dentre os cargos exercidos, podemos destacar:* Diretora do Colégio Santa Terezinha;* Diretora Substituta do Grupo Escolar 9 de Abril;* Diretora do Colégio Nossa Senhora das Dôres;* Diretora do Instituto de Educação Clélia Nanci;A homenagem hoje prestada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo à Professora Aída Vieira de Souza não abrange a dimensão da importância do trabalho desta Educadora para o Município, mas retrata o nosso reconhecimento da trajetória profissional e de vida de uma figura que representa reflexo e símbolo de ética, equilíbrio, sobriedade e cometência.

3 comentários:

  1. Boa noite, por gentileza o nome correto não era Aída de Souza Faria? Não entendi porque o Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aída Vieira de Souza e Aída de Souza Faria foram duas professoras de grande destaque em São Gonçalo. Era muito comum confundirem seus nomes. A primeira foi diretora do Externato Santa Terezinha do Menino Jesus, a segunda, professora e advogada, foi a primeira vereadora gonçalense.

      Excluir
  2. Estudei nesta escola em 1966 e tive a honra de conhecer esta senhora. Este nome nunca será esquecido. Acho que a cidade deve homenagens que ela realmente merece.

    ResponderExcluir