PROJETOS 2010



                                                                                     
ESCOLA MUNICIPAL AÍDA VIEIRA DE SOUZA

1º PROJETO DIDÁTICO -2010                              


                                             “CONVIVENDO EM GRUPO”


                                                                                                              

Alunos atendidos: Alfabetização- 4ª série

Duração: 1º Bimestre

JUSTIFICATIVA:  O cotidiano escolar, tem sido marcado por diversos conflitos, tensões e agressões. É função da escola, oferecer igualdade de oportunidades para os alunos, entendendo que os mesmos, diferem não só quanto as aptidões naturais, como no esforço realizado no processo de aquisição da aprendizagem, pois nem todos atingem o mesmo resultado. A dificuldade de comunicação, o não saber ouvir são uns dos entraves que causam estragos  no desenvolvimento cognitivo, afetivo-social dos alunos, aliado ao abandono familiar no acompanhamento escolar dos alunos.O que se perde nesse processo destrói valores, padrões sociais e torna difícil a integração da criança e do adolescente a escola/sociedade, o Projeto Convivendo em Grupo, é um convite a prática e ao exercício de: solidariedade, diálogo, comunicação construtiva, fraternidade, respeito e afeto, pois acreditamos que o desenvolvimento de qualquer ser humano, só acontece através da interação e da experimentação.  

OBJETIVOS:

  •      Valorizar o diálogo professor/aluno 
  •       Estimular a convivência fraternal nos grupos
  •       Conhecer a importância de uma atitude solidária
  •       Desenvolver a auto- estima
  •       Identificar os grupos sociais mais importantes


DESENVOLVIMENTO:

  •       Conversa informal
  •       Auto-retrato 
  •    Dinâmicas :
  •       Viagem inesquecível
  •     A caixa amarela
  •      Atitudes diante da escola
  •    Convivendo em grupo com as diferenças
  •       Artes –confecção de cartazes
  •         Músicas
  •         Poesias
  •       Atividades de português
  •         Atividades de matemática
  •       Produção textual 
  •    Pesquisas – jornais –revistas
  •         Entrevistas 
  • vídeos 
                                                    
CULMINÂNCIA: 

  •    Confecção de cartazes sobre o tema trabalhado 




Projeto Dia das Mães


Descrição
Abordar discutir assuntos relacionados à data e a família ampliando o conhecimento dos educandos sobre o tema.
Áreas de conhecimentos
·        Linguagem (oral e escrita)
·        Datas comemorativas
·        Artes
(Temas transversais)
·        Ética
·        Pluralidade Cultural
Objetivos

·        Desenvolver a expressão de carinho e afeto pela mãe
·        Aprimorar a coordenação motora
·        Desenvolver a criatividade
·        Ensinar regra de procedimentos de comportamento
·        Estimular a escrita espontânea

Desenvolvimento
·        Música
·        Jogral
·        Álbum
·        Lembrancinhas que as crianças levarão uma por dia na semana do dia das mães
·        Cartazes
·        Frases
·        Mural sobre o tema

Projeto: Copa do Mundo 2010 
Período: 11/Junho a 11/julho/2010
                           
Justificativa:
    Sendo a “Copa do Mundo” o maior evento em número de espectadores, que abrange do local ao global, onde milhões de pessoas de uma grande diversidade vivem uma mesma emoção. Portanto, faz-se necessário, a partir desse evento, que nós educadores, despertemos para as riquezas pedagógicas a serem exploradas por todas as disciplinas, refletindo sobre o evento Copa do Mundo na dimensão política, social e cultural, visando construir um olhar crítico e compreender as contradições existentes em nossa atual sociedade.

Abertura do projeto:
Momento cooperativo com os alunos.
Data prevista – 06/junho/2010
Será antecipadamente realizado um sorteio por grupos dos nomes dos paises que irão participar da copa, cada turma receberá um país sorteado e a mesma deverá apresentar neste evento aspectos relevantes como:
_ Localização desse país no mapa,
_ Bandeira
_ Uniforme a ser usado, nomes dos jogadores.
_ Curiosidades do país contemplando os conhecimentos adquiridos durante o Projeto (comidas típicas, danças, arte/cultura,...) envolvendo as famílias e comunidade visando compartilhar a multiplicidade de culturas existentes em um evento mundial.
_ Prato típico culinário para degustação.

Motivação:
-Ornamentação da escola nas cores alusivas à nossa bandeira: verde, amarelo  azul e branco ou demais bandeiras.
- Será instalado um televisor para que os alunos, professores e funcionários possam assistir ao jogo na Escola. As turmas poderão estar usando camisetas, adereços, viseiras, bandeiras; contudo de forma ordeira.

Objetivos Gerais:
·Organizar a escola para o funcionamento harmônico nos dias de jogos.
·Planejar ações pedagógicas para o período dos jogos utilizando como tema a Copa de Mundo
·Estabelecer quais atividades  extracurriculares serão executadas nesse período.

Objetivos Específicos:
* Conhecer e valorizar as diversas culturas;
* Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de  países participantes da Copa;
* Observar / analisar, no meio ambiente, as mudanças ocorridas em função da Copa;
* Abordar a união dos povos pelo esporte;
* Ampliar a consciência planetária no que se refere à relação entre indivíduo singular e espécie humana (antropoética) como um todo;
* Conhecer a história do futebol e seu significado para o povo brasileiro;
* Conhecer a história das copas e países sede;
* Refletir sobre as ações empreendedoras/éticas que norteiam o evento;
* Conhecer as aplicações da ciências e da tecnologia envolvida nos trajes, nos equipamentos e na divulgação desse evento esportivo;
* Compreender os usos e interesses dos eventos esportivos em nosso país e no mundo em geral.


LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura diária pelo professor e/ou aluno de textos informativos.
Leitura, análise, montagem das regras do futebol.
Pesquisas e listas de nomes próprios (jogadores, países, times, etc)
Criar slogans e músicas para os jogos.
Gritos de guerra
Cartas aos jogadores
Descrição dos jogadores
Relatório/resenha dos jogos
Jornal-mural
MATEMÁTICA
Tabelas e gráficos (jogos, clima do dia dos jogos, gols, etc)
Cálculo de pontos e comparações
Numerais ordinais (colocações)
Figuras geométricas observadas no campo de futebol.
Campo de futebol (perímetro, área, proporção, medidas, marcações,etc)
Gastos com material esportivo ou outros gastos informados em jornais.
Cálculo de distâncias entre cidades dos jogos, ou entre países.
Horário dos jogos. Tempo de um para outro jogo.
CIÊNCIAS (relações de semelhanças e diferenças)
Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas, etc. terremotos e vulcões.
Reação do corpo em climas diferentes.
Animais e vegetais característicos em outros países.
Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países).
Água em outros países (preocupação mundial).
Alimentação necessária aos atletas. O excesso de sal, açúcar e gordura.
Destino do lixo e outros materiais.
Energia necessidade mundial crescente. Quais estão sendo utilizadas para proporcionar o espetáculo da Copa.  Energia Solar, Energia luminosa. Incluir a energia humana despendida.
Fases da Lua durante a Copa.
HISTÓRIA/GEOGRAFIA (relações de semelhanças e diferenças)
Como surgiu o futebol? Lendas que o envolvem? A influência indígena na criação desse jogo.
Países participantes e continentes a que pertencem.
Bandeiras.
Tipos de moradia em outros países.
Formas de viver diferentes. costumes (diferenças e semelhanças)
Nacionalidade, etnia e língua falada em diferentes países.
Mapas e legendas.
Linha do tempo e a História das Copas. Passagem do tempo.
Fuso horário.
Profissões que a Copa envolve. Dos jogadores, massagistas, enfermeiros, psicólogos, faxineiros, garis, etc. Comparar com as que vemos em nosso dia-a-dia.
O que envolve economicamente a realização da Copa. Semelhanças e diferenças com o início de nossa cidade, estado ou país.
Fotos das Copas como documento histórico. Roupas das diferentes épocas.
Jogadores precisaram da escola? Como sobreviveriam sem conhecimento, leitura, cálculos?
Mulheres na Copa
Como eram os jogadores quando criança?
Comparação de paisagens naturais e construídas.
Leis de trânsito, mundial e local (semelhanças e diferenças)
Área urbana e rural na realização dos jogos.
Localização com Pontos cardeais.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Regras do futebol
Campeonato entre séries.
Lateralidade (chute de esquerda e direita)
Como combinam as jogadas
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Cores das bandeiras
Pintores, cantores, atores de outros países

MÚSICA:
Entoação do hino Nacional Brasileiro
Criação de grito para torcida
Conhecimento dos hinos, músicas dos paises participantes da Copa.

PROJETO IDENTIDADE

 Tema : IDENTIDADE  - Reconhecer seus limites para a conquista da autonomia.
Título: Quem sou eu?
Introdução
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM, Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
        Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando contemplar os maiores interesses dos alunos da Educação Infantil sobre a descoberta de si. A vida nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema. Identidade – Quem sou Eu?
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando os conhecimentos sobre sua história de vida, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características e valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças permite a interação da mesma com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. O projeto visa não só integrar trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.
Justificativa
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
"A criança como todo o ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca."
Até pouco tempo, a educação não priorizava a formação do educando enquanto sujeito participante da história, construtor de um processo dinâmico,apesar desse sujeito ser aquele que age, interage e modifica a sociedade.
Nesta fase da idade pré escolar é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o outro, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
           Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.
         As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que convivem, com o meio familiar e com as pessoas que necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a "ler" e compreender o mundo. Cabe a educação localizar essa "leitura" e compreensão, possibilitando, no processo inicial da escolarização e reconhecimento pela criança da sua própria história de vida.       É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.
Daí o Projeto Identidade: quem sou Eu? Propõe atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da  criança e que colaborem para a formação de uma identidade auto-história e da história do outro, respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção de sua identidade, reconhecendo seus limites para a conquista da autonomia.
 Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.
“Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli)
Objetivo Geral
Possibilitar a construção da Identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada     em situações de dinâmicas, atividades dirigidas, entrevistas, pesquisas, músicas, jogos e brincadeiras através de materiais simples e de forma interessante e prazerosa, que conduzirão os alunos a identificar, conhecer e formar seus próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
 Objetivos específicos
·        Saber a história de sua vida;
·        Conhecer a história e o significado de seu nome;
·        Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
·        Estimular o raciocínio e a percepção visual;
·        Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·        Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas
 ( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
·        Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
·        Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Conteúdo
  • Expressão oral,
  • Escrita 
  • Noção espacial
  • Discriminação visual:
  • Contagem oral, noção de adição, concentração, lateralidade: